Sunday, 22 January 2017

The truth about cats | Facts and Myths

Hey ❤ Há pouco tempo deparei-me com um artigo na Visão sobre "18 dicas para esclarecer 18 mitos sobre gatos", e achei tão interessante que senti que deveria partilhá-lo aqui convosco. Sempre quis falar um bocadinho mais acerca de gatos por aqui, e acho que faz todo o sentido abordar este tema no meu blog visto que sou uma verdadeira "cat lover".
É frustrante quando ouço alguém dizer que os gatos não são bons companheiros, quando isso não é, de todo, verdade. A nossa tendência é humanizar os animais, então estamos constantemente a comparar o nosso comportamento ao deles, mas isso não está correto. Devemos sim tentar perceber os seus sinais e formas de expressão, pois estes não são iguais aos nossos.

É também muito comum fazer-se uma comparação entre o gato e o cão, e por vezes esquece-se de que estes são animais diferentes e de que não é suposto terem comportamentos iguaisO gato tem a sua própria maneira de manifestar afeto e carinho, e é preciso compreender para apreciar. É também importante relembrar que o gato é um animal predador e presa, logo apresenta um comportamento mais defensivo, desconfiado...Mas com a devida atenção e carinho, torna-se tão ou mais fiel ao seu dono como um cão. Não são animais iguais, assim como todos os gatos e todos os cães entre si têm personalidades diferentes. 

Este artigo é bastante curioso e aprendi muita coisa que não sabia, acho que é importante lerem, gostando ou não de gatos (pode ser que até mudem de opinião eheh). Não se esqueçam que todos os animais são fantásticos! E mais importante do que tudo, apreciem as suas diferenças, que é isso que os torna tão únicos.

Espero sinceramente que através deste post fiquem a perceber um bocadinho mais sobre o comportamento do gato e que ultrapassem todos os preconceitos ❤
Se quiserem ficar a saber os 18 mitos sobre gatos cliquem aqui, aconselho vivamente! Deixo abaixo alguns segmentos que retirei do artigo que considero relevantes, espero que gostem!

"Só quem nunca conviveu de perto com um gato, lhe pode atribuir adjetivos pejorativos, tais como interesseiro, mesquinho, falso, egoísta, associal, manipulador, egocêntrico. Tais sentimentos menos nobres, só uma espécie os detém e esta espécie não é, com toda a certeza, a felina."

"Tantas vezes ouço tutores de gatos, que o são pela primeira vez, dizerem que não gostavam deste animal até o terem tido. É verdade. Sendo um animal muito discreto, subtil nas suas manifestações de carinho, só depois de reconhecermos os seus sinais é que passamos a compreender o que nos querem dizer. Não é por acaso que tantos humanos são apaixonados por gatos. E os que não são, muito provavelmente nunca conviveram com nenhum, de uma forma mais íntima."

Beijinhos, Beatriz 

8 comments:

  1. Eu adoro gatos, irrita-me tanto quando dizem que não são bons animais de estimação!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ReplyDelete
  2. Aww que post brutal! Ainda bem que partilhaste connosco. <3 É impossível não gostar de gatinhos.
    Beijinhos querida, The Fancy Cats | KAWAII BOX Giveaway

    ReplyDelete
  3. Todos os animais precisão de amor e os gatos não são exceção!! Eu gosto da gatos mas infelizmente não me posso chegar muito perto porque sou alérgica ao pelo :( mas adora ter um gatinho por casa!! Adorei o post!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow Instagram

    ReplyDelete
  4. Adorei o post querida!
    Tenho uma gata que é muito dona do seu nariz e gosta muito de estar quieta no canto dela, é muito difícil ela dar a sua confiança a alguém, mas eu, depois de quatro anos a conviver com ela, já fiz ela perceber que comigo não tem sorte, então já temos a total confiança uma da outra! O meu pai no início não achou muita piada termos uma gata cá em casa, mas agora adora-a!

    Beijinhoo *

    http://celestepacheeco.blogspot.pt/2017/01/ootd-19012017.html

    ReplyDelete
  5. Adoro animais, sejam gatos ou cães e já tive ambos. No entanto, sei ver que a energia e o comportamento de um cão é muito mais compativel com o meu caracter, que o de um gato. É pura e simplesmente pela razão que dizes aqui: são animais diferentes! Agora compará-los não faz sentido nenhum! São todos amorosos.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ReplyDelete
  6. Adoro gatos! :)

    http://checkinonline.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  7. Oh, que blog adorável, este que tens aqui! Adoro gatos e por isso só posso começar a seguir-te :)
    A única relação que tive com um gato contei-a por aqui: http://tinyurl.com/jpc8c38 e acho que vais gostar de ler! Vou ler o artigo que partilhaste, mas já te posso agradecer de antemão pois tenho a certeza que vou adorar. Outra coisinha que achei que te podia interessar: conheces o livro (e agora o filme) "A Street Cat Named Bob"? Acho que vais adorar*

    ReplyDelete
  8. Confesso que não sou pessoa que goste muito de gatos. Claro que há algumas excepções e um ou outro que até acho amorosos mas por norma gosto mais de cães. Acho que o que disseste sobre eles serem diferentes é bastante correcto e é por isso mesmo que acho que existe tantas pessoas que gostam mais de um ou de outro pois elas próprias se identificam com o animal :)

    http://ayellowrain.blogspot.com/

    ReplyDelete